Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Taxa cobrada para remarcar passagem aérea é considerada abusiva

    há 12 anos

    - Macapá, 06 de agosto de 2012-

    A legalidade ou não da cobrança da taxa de remarcação de passagens aéreas, cobrada a uma cliente por uma companhia aérea, em Macapá, foi analisada no Juizado Especial Cível e Criminal de Santana.

    Ao decidir a reclamação, o Juiz argumentou que “a denominação utilizada como taxa se afigura de natureza contratual, na medida em que o consumidor pactua a adesão preestabelecida pelas empresas aéreas. Nesses casos, não há uma livre discussão das referidas cláusulas, uma vez que o contrato já está pronto, e assim o consumidor não tem outra saída, senão aceitar”.

    O Juiz reforçou, ainda, que em caso de remarcação da data do voo cabe ao consumidor pagar apenas a diferença da tarifa, se porventura existir. Neste caso, salientou, “evidência onerosidade excessiva para o consumidor”. Assim, determinou a devolução da quantia que a companhia cobrou como taxa de remarcação.

    Texto: Edson Carvalho

    Assessoria de Comunicação Social

    • Publicações2383
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações234
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-cobrada-para-remarcar-passagem-aerea-e-considerada-abusiva/100020718

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    estou em uma batalha contra esse tipo de abuso, pois entendo que o serviço prestado deve ser cobrado, porem no Brasil, as atrifas além de abusivas estão imbutidas em um contrato pactuado, sem menor consulta com consumidor, tornando assim mais vulnerável do que já o é. continuar lendo