Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJAP disponibiliza Sistema TUCUJURIS para o Ministério Público do Estado

    há 14 anos

    Os Procuradores do Ministério Público do Estado receberam um curso de treinamento para operar o Sistema TUCUJURIS, uma ferramenta de gestão dos processos judiciais do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). O treinamento foi ministrado pelo Juiz Luciano de Assis, membro da Comissão de Informatização e Coordenador da Equipe de Desenvolvimento de Sistemas do TUCUJURIS.

    De acordo com o Dr. Luciano de Assis, a iniciativa do TJAP em proporcionar ao Ministério Público acesso ao Sistema TUCUJURIS, consiste em oferecer ao Órgão aprimoramento e celeridade na tramitação de seus atos processuais. O objetivo da parceria entre o TJAP e o MP é oferecer o controle dos atos processuais praticados pelo próprio Ministério Público nos processos que tramitam na Justiça do Estado, proporcionando transparência nos atos dando ênfase no princípio da publicidade e assim permitir aos jurisdicionados acesso às informações de tramitação do processo. Agora o cidadão saberá quanto demora e com quem está o processo e seu andamento. A partir de agora todos esses dados estarão disponíveis na internet com total transparência através do Sistema TUCUJURIS, concluiu o Magistrado.

    Agora o Ministério Público contará com o apoio do Tribunal de Justiça, através do Sistema, para garantir aos jurisdicionados transparência, celeridade e melhor qualidade na efetivação da tramitação dos seus atos processuais, permitindo aos procuradores o controle do andamento de cada processo. A própria Corregedoria do MP terá controle total com relação à produtividade de seus Promotores. Esse fato é algo inédito na Justiça brasileira em que o Tribunal de Justiça fornece uma ferramenta de gestão ao Ministério Público para que ele possa acompanhar suas atividades internas, monitorar o andamento de seus processos e ainda disponibilizar aos jurisdicionados todas as informações com relação aos processos, finalizou o Juiz Luciano de Assis.

    O Sistema TUCUJURIS é um software de controle de processos de 1ª e de 2ª instância, desenvolvido em linguagem visual e banco de dados relacional de fácil manutenção, de alto produtividade e que tem em seu fundamento principal o cadastro do processo pelo rito processual ou artigo onde, após cadastradas as funções de operacionalização são controladas automaticamente pelo tipo de rito, interagindo com o usuário de forma como são realizados os procedimentos judiciais e sua tramitação, disponibilizando todas as informações necessárias do processo em tempo real sem ser preciso consultar o processo físico, otimizando sensivelmente a realização dos serviços.

    No TUCUJURIS, as atividades judiciais são totalmente implementadas eletronicamente, e as informações geradas dos diversos procedimentos são gravadas no banco de dados, permitindo, assim, a emissão de todos os atos processuais sem o manuseio do processo. No próprio sistema, tanto o advogado como o público poderá fazer consultas em tempo real, emissão de relatórios, estatísticas e certidões bem como a integração com todos as aplicações que hoje funcionam na Justiça do Estado.

    Assessoria de Comunicação Social do TJAP

    Macapá, 16 de março de 2010.

    • Publicações2383
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjap-disponibiliza-sistema-tucujuris-para-o-ministerio-publico-do-estado/2119017

    Informações relacionadas

    Dra Elen Tegner  Moreira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como Saber se há Mandado de Prisão Ativo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)