Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proprietária de motocicleta tem pedido de isenção do IPVA negado, por furto de veículo

    há 13 anos

    A senhora R. F. Neves ingressou no Judiciário do Amapá com uma Ação Anulatória de Lançamento Tributário, pedindo a inexigibilidade do pagamento do IPVA/2011, referente à motocicleta Honda CG 125 Fan, de sua propriedade. O motivo alegado decorre de o citado veículo ter sido furtado e, por tais razões, não caberia a cobrança por parte do tesouro estadual, considerando como ilegal o lançamento do tributo.

    Ao analisar o pedido, o juiz José Castellões Menezes Neto, da 1ª Vara Cível e Fazenda Pública de Macapá, discorreu na decisão esclarecendo que, de acordo com a previsão do artigo 106, IV do Código Tributário do Estado do Amapá, o fato gerador para o pagamento do IPVA ocorre no dia 1º de janeiro de cada ano.

    Todavia, os documentos apresentados na ação dão conta de que a proprietária da motocicleta detinha pleno direito de propriedade quando da ocorrência do fato gerador, isto é, da incidência do imposto, pois, encontrava-se utilizando normalmente o veículo.

    O magistrado não viu como determinar a suspensão da cobrança do IPVA, porque, de acordo com o boletim de ocorrência, o litígio ocorreu no dia de 28 de fevereiro do ano de 2011, garantindo, em princípio, ao Estado manter a obrigação tributária, explicou o juiz.

    Siga-nos no twitter: @tjap_oficial

    Assessoria de Comunicação Social do TJAP

    Macapá, 25 de Março de 2011.

    • Publicações2383
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proprietaria-de-motocicleta-tem-pedido-de-isencao-do-ipva-negado-por-furto-de-veiculo/2620725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)